A modelagem matemática no Brasil: resultados de uma revisão integrativa de teses e dissertações

Autores

  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Cornélio Procópio
  • Jeferson Takeo Padoan Seki Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Bárbara Nivalda Palharini Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Docente do Mestrado em Ensino (UENP) Colegiado de Matemática
  • Willian Damin Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Ariel Cardoso da Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Bianca de Oliveira Martins Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.156-167.757

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Revisão Integrativa.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos por meio de uma revisão integrativa de teses e dissertações, com ênfase na Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, defendidas no período de 2010 a 2016, dos programas de pós-graduação avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES na área de Ensino, com notas 5, 6 e 7. As pesquisas foram analisadas em sua integralidade, com base na região geográfica e nível de escolaridade. Entre os resultados, está a indicação da consolidação da Modelagem Matemática como área de pesquisa da Educação Matemática, a carência de pesquisas nessa temática na região norte e nordeste, e os principais níveis de escolaridade em que as pesquisas são desenvolvidas, bem como a interlocução com diferentes teorias do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudolph dos Santos Gomes Pereira, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Cornélio Procópio

Doutor em Educação (UNESP)

Docente do Mestrado em Ensino (UENP)

Colegiado de Matemática

Jeferson Takeo Padoan Seki, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL)

Bárbara Nivalda Palharini, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Docente do Mestrado em Ensino (UENP) Colegiado de Matemática

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL)

 

Willian Damin, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR)

Colegiado de Matemática

Ariel Cardoso da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Graduado em Matemática

Bianca de Oliveira Martins, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL)

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

DOS SANTOS GOMES PEREIRA, R.; TAKEO PADOAN SEKI, J.; PALHARINI, B. N.; DAMIN, W.; CARDOSO DA SILVA, A.; DE OLIVEIRA MARTINS, B. A modelagem matemática no Brasil: resultados de uma revisão integrativa de teses e dissertações. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 156–167, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.156-167.757. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/757. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas