Semana da Consciência Negra no IFSP: Práticas e Reflexões

Autores

  • Alexandre da Silva de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus Votuporanga.
  • Carlos Roberto Waidemam Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus Votuporanga.
  • Eder Aparecido de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus Votuporanga.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.130-139.387

Palavras-chave:

consciência Negra, cultura Afro-Brasileira, extensão, ações afirmativas

Resumo

 O presente texto tem por finalidade discorrer sobre uma experiência educacional, enquanto ação de extensão, com a organização de duas edições do Evento “Semana da Consciência Negra” no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Votuporanga, realizadas nos anos de 2014 e 2015. O público-alvo consistiu, preferencialmente, na comunidade interna da instituição – o que não impediu participação de público externo. Nestes eventos foram introduzidos, por meio de variada programação, temáticas e discussões relacionadas à valorização da diversidade cultural – especialmente africana, e, indiretamente, desconstruir preconceitos raciais impregnados nas entrelinhas do cotidiano educacional. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre da Silva de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus Votuporanga.

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo – FFCLRP. Psicólogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Votuporanga. Docente do Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV). Membro do NEABI - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas/IFSP. aledpaula@ifsp.edu.br

Carlos Roberto Waidemam, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus Votuporanga.

Especialista em Metodologia para anos iniciais: Oficinas Pedagógicas. Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Votuporanga.

Eder Aparecido de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus Votuporanga.

Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (FCL – Câmpus de Araraquara) e Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Votuporanga. Docente da Faculdade Futura (ICETEC). Membro do NEABI - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas/IFSP

Downloads

Publicado

2016-11-11

Como Citar

DA SILVA DE PAULA, A.; ROBERTO WAIDEMAM, C.; DE CARVALHO, E. A. Semana da Consciência Negra no IFSP: Práticas e Reflexões. Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 3, p. 130–139, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.130-139.387. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/387. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas