Disciplina de Anatomia Humana no curso de Licenciatura em Educação Física: considerações de egressos sobre sua relevância para prática docente

Autores

  • Matheus Gonçalves Crochemore Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Visconde da Graça. http://orcid.org/0000-0003-3367-1129
  • Alexandre Carriconde Marques Universidade Federal de Pelotas Escola Superior de Educação Física Programa de Pós-graduação em Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.8-28.375

Palavras-chave:

Anatomia Humana, Ensino, Escola, Educação Física

Resumo

A Anatomia Humana (AH) é componente curricular presente nos cursos superiores em Educação Física (EF), e nas licenciaturas tem contribuição na capacitação do futuro professor para aplicar tal conteúdo em sala de aula. Pretende-se expor como acontece a sistematização dos conteúdos de AH no referido curso e qual a percepção que os egressos têm da sua formação no sentido de aplicar esses conhecimentos nos espaços educacionais. Para tanto, foi aplicado questionário com questões semi-abertas para egressos do curso de EF da Universidade Federal de Pelotas e professores que lecionam Anatomia para o curso em questão. Verificou-se, preliminarmente, que os egressos não têm preparo para trabalhar com Anatomia Humana na Educação Básica, e que os regentes da disciplina não oferecem discussões que abordam a didática e o ensino.

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Biografia do Autor

Matheus Gonçalves Crochemore, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Visconde da Graça.

Graduado em educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2014)

Graduando em Letras pelo Centro
Universitário CESUMAR

Pós-Graduando do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias na Educação.

Alexandre Carriconde Marques, Universidade Federal de Pelotas Escola Superior de Educação Física Programa de Pós-graduação em Educação Física

Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (1983), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas e professor do Programa de Pós-graduação em Educação Física.

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Publicado

2017-02-23

Como Citar

CROCHEMORE, M. G.; MARQUES, A. C. Disciplina de Anatomia Humana no curso de Licenciatura em Educação Física: considerações de egressos sobre sua relevância para prática docente. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 8–28, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.8-28.375. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/375. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde