Quem é a mais bonita?

Análise da representação dos padrões de beleza construídos com base na cor da pele

Autores

  • Francisca Cordelia Oliveira da Silva Universidade de Brasília
  • Rodrigo Camilo Universidade de Brasília
  • Gisele Rodrigues Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.363-373.2060

Resumo

Este estudo analisa a forma como moda e beleza são representadas em duas edições da revista Estilo de Vida (InStyle) publicadas em dois diferentes anos, tendo como objetivo a representação e a representatividade da mulher negra. Para isso, analisamos as capas e fizemos um estudo do seu conteúdo com o fito de verificar quais representações são escolhidas para compor as edições. O estudo se ancora teórica e metodologicamente na Análise de Discurso Crítica - ADC) em uma abordagem de linguística textualmente orientada, cujo foco é a análise de uma prática social em particular. Esperamos, como resultados, contribuir para estudos que tenham como objetivo a análise de racismo e antirracismo.

Palavras-chave: Discurso; representação; beleza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Cordelia Oliveira da Silva, Universidade de Brasília

[1]Doutora e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília. Licenciada em Letras. Professora Adjunta IV da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisas em Análise de Discurso Crítica na graduação e na Pós-Graduação. e coordena o Grupo de Pesquisa "Língua, Discurso e Representação (GEDIS)", registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq.

Rodrigo Camilo, Universidade de Brasília

Doutorando em Linguística e Mestre em Linguística na área de Linguagem e Sociedade pela Universidade de Brasília. Especialista em Revisão de Texto e Graduado em Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Pesquisa discursos, representações sociais, ideologias, identidades sociais e brasilidades.

Gisele Rodrigues, Universidade de Brasília

Mestranda em Linguística pela Universidade de Brasília. Especialização em Revisão de Texto pelo UniCeub. Graduação em Comunicação Social pela PUC-RJ. Licenciatura em Língua Portuguesa pela UCAM-RJ.  MBA em Governança Legislativa pela Escola de Governo (CEFOR) da Câmara dos Deputados.

Downloads

Publicado

2022-05-20

Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA , F. C. .; DOS SANTOS CAMILO, R. .; AZEVEDO RODRIGUES, G. . Quem é a mais bonita? : Análise da representação dos padrões de beleza construídos com base na cor da pele. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 2, p. 363–373, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.363-373.2060. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2060. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes