Avançando com o Resto

uma intervenção no ensino de divisão de número inteiros

Autores

  • Lúcia Helena Costa Braz Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Formiga
  • Álida Rinara Souza Morais
  • Daiana Luiza de Sá
  • Mariana Costa Lourenço

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.1059-1072.1964

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência envolvendo o jogo Avançando com o Resto, desenvolvido com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Formiga (MG). A literatura estudada aponta que o uso de jogos nas aulas tende a chamar a atenção, motivar, despertar a curiosidade e a colocar os alunos no centro do processo de aprendizagem. A atividade teve como objetivos trabalhar o cálculo mental, operação de divisão e exercitar a tabuada de uma maneira possivelmente mais eficaz e interessante, além de tentar despertar a motivação para a aprendizagem e o espírito de cooperação e socialização e, ainda, oportunizar a experiência docente com jogos enquanto ainda em formação inicial. Os resultados mostraram que o uso do jogo possibilitou um trabalho lúdico. Além disso, também foram estimuladas a motivação dos alunos para a aprendizagem, a participação ativa durante o desenvolvimento da atividade, a socialização entre os colegas e a mudança na postura do docente que, de detentor do conhecimento passou a mediador da aprendizagem dos alunos. Por fim, oportunizou a mobilização dos saberes advindos da formação profissional para o magistério e a mobilização dos saberes experienciais.

Palavras-chave: Divisão de inteiros; jogos no ensino de Matemática; avançando com o Resto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Helena Costa Braz, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Formiga

Docente do curso de Licenciatura em Matemática do IFMG campus Formiga.

Álida Rinara Souza Morais

Licenciada em Matemática pelo IFMG campus Formiga.

Daiana Luiza de Sá

Licenciada em Matemática pelo IFMG campus Formiga.

Mariana Costa Lourenço

Licencianda em Matemática pelo IFMG campus Formiga.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

COSTA BRAZ, L. H.; RINARA SOUZA MORAIS, Álida .; LUIZA DE SÁ, D. .; COSTA LOURENÇO, M. Avançando com o Resto: uma intervenção no ensino de divisão de número inteiros. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 4, p. 1059–1072, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.1059-1072.1964. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1964. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra