Efeitos de um programa de telerreabilitação sobre a qualidade de vida de pessoas com Doença de Parkinson, durante o isolamento social na pandemia da COVID-19

Autores

  • Ane Kelly dos Santos da Silva Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasil
  • Aliny de Alcântara Missias Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasil
  • Poliany Silva Rocha Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasil
  • Aline Araujo do Carmo Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasil
  • Felipe Augusto dos Santos Mendes Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.156-169.1835

Palavras-chave:

Fisioterapia, doença de Parkinson, telerreabilitação.

Resumo

Restrições impostas pela pandemia de COVID-19 limitaram o acesso de pessoas com Doença de Parkinson(DP) à realização de exercícios. A telerreabilitação é uma estratégia que pode restaurar esse acesso. O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos de um programa de exercícios, baseado em telerreabilitação, sobre a qualidade de vida de pessoas com DP e sua aderência e motivação ao programa, durante um período do isolamento social. Dezessete pessoas com DP participaram do programa por três semanas. Foram avaliados a qualidade de vida (PDQ-8) e aderência e motivação (MPAM-R) à participação, antes e ao final do programa. Foram encontradas diferenças significativas no PDQ-8, ao final de cada semana (p=0,02). Não foram verificadas diferenças nos níveis de motivação quanto aos exercícios durante todo o período de intervenção. A taxa de aderência aos exercícios permaneceu acima de 70%, durante todo o programa. Concluiu-se que pessoas com DP podem aderir e se manter motivadas a participar de um programa de telerreabilitação obtendo melhora da qualidade de vida, mesmo em um período de isolamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

SILVA, A. K. dos S. da; MISSIAS, A. de A.; ROCHA, P. S.; CARMO, A. A. do; MENDES, F. A. dos S. Efeitos de um programa de telerreabilitação sobre a qualidade de vida de pessoas com Doença de Parkinson, durante o isolamento social na pandemia da COVID-19. Revista Thema, Pelotas, v. 18, n. ESPECIAL, p. 156–169, 2020. DOI: 10.15536/thema.V18.Especial.2020.156-169.1835. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1835. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde