Contribuições da complexidade do Morin aplicadas a escrita de trabalhos acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.380-391.1734Palavras-chave:
Escrita científica, teoria da complexidade, prática da complexidade.Resumo
Diante dos desafios de uma nova ciência que supere a ciência tradicional, temos o pensamento do Francês Edgard Morin com sua Teoria da Complexidade e do Pensamento Complexo. Este artigo é resultado de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa da obra do Morin em busca de extrair dela concepções que possam embasar a prática para se trabalhar a construção do conhecimento em trabalhos acadêmicos científicos que superem a ciência tradicional e tragam elementos da complexidade. Este trabalho tem como finalidade apresentar algumas técnicas que julgamos pertinentes e podem auxiliar esta tarefa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.