Ensino de biologia a partir da metodologia de estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.392-406.1666

Palavras-chave:

Ecologia, ensino de biologia, estudo de caso, estudo por investigação, metodologias ativas.

Resumo

O ensino de biologia enfrenta diversos desafios, como muitas nomenclaturas e conceitos complexos, que fazem com que a aprendizagem se torne cansativa na perspectiva do estudante. Levando em conta esses fatores, a metodologia de estudo de caso pode ser uma alternativa didática para enfrentar as dificuldades existentes. Esta metodologia ativa consiste em uma narrativa que estimula os educandos a se questionarem “por quê?” e “como?”, além de incentivar a formulação de questionamentos, elaborar hipóteses e solucionar problemas. Portanto este trabalho buscou avaliar a eficiência da aplicação do estudo de caso em um colégio público de Douradina-PR por meio da utilização de questionários e análise do discurso. Os resultados obtidos alcançaram as expectativas sobre a eficácia do método de ensino por meio de atividades de investigação, pois na maioria dos estudantes foi estimulado o interesse pela aula e a busca por respostas, além de aumentar a participação dos alunos na aula, deixando de lado a posição de serem apenas ouvintes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Alberto Elias, IFPR - Umuarama

Docente EBTT - Ciências Biológicas

Taxista PROSUPE/CAPES/UNIPAR - Programa de pós-graduação em ciência animal com ênfase em produtos bioativos

Viviane Rico, IFPR- Umuarama

Licenciada em Ciências Biológicas

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

ELIAS, M. A.; RICO, V. Ensino de biologia a partir da metodologia de estudo de caso. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 2, p. 392–406, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.392-406.1666. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1666. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas