Cinema e consciência: desafios da formação docente

Autores

  • Marcia Narcizo Borges Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói/RJ.
  • Rafaela Reis Machado Miranda Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói/RJ.
  • Raiza Caroline de Oliveira Leal Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói/RJ.
  • Thiago Duarte Rodrigues Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói/RJ.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.495-508.1557

Palavras-chave:

Cinema e educação, formação de professores, cine debate.

Resumo

Esse trabalho apresenta um relato de experiência sobre a qualificação da formação inicial de alunos do curso de licenciatura em Química da UFF - Universidade Federal Fluminense por meio da linguagem cinematográfica. O ciclo de cines debates organizado por este grupo numa escola da rede pública estadual, na cidade de Niterói (RJ), demonstrou que a experiência estética e subjetiva do cinema gera um ambiente de ensino-aprendizagem mais democrático, onde estudantes do Ensino Superior e da Educação Básica tornam-se consumidores e críticos da linguagem audiovisual. Os resultados obtidos mostraram, sobretudo que foi possível formar professores de Química comprometidos em experimentar e pesquisar o potencial educativo que o cinema oferece, praticando uma pedagogia que visa muito mais do que o ensino de conteúdos disciplinares, mas a formação cidadã. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Narcizo Borges, Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói/RJ.

Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e da Natureza (PPECN) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua na área de formação de professores de Ciências em espaços formais e não formais de ensino de Química. Também é graduanda do curso de bacharelado em História na UFF.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

BORGES, M. N.; MIRANDA, R. R. M.; LEAL, R. C. de O.; RODRIGUES, T. D. Cinema e consciência: desafios da formação docente. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 2, p. 495–508, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.495-508.1557. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1557. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)