O papel do erro na construção do conhecimento matemático a partir da percepção dos professores dos Anos Iniciais

Autores

  • Thamyres Karolyne Wirmond Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Graziela Ferreira de Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.663-670.1379

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, anos iniciais, erros, concepção de professores, práticas de ensino.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação junto a professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre as dificuldades encontradas no processo de ensino, com o objetivo de identificar e apresentar as atitudes tomadas pelos docentes frente às dificuldades de seus alunos em conteúdos relacionados à matemática, analisando a utilização do erro como ferramenta de ensino. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários destinados a professores de matemática, atuantes  na etapa inicial do Ensino Fundamental, de cinco escolas municipais de Ponta Grossa-PR, os quais foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que os professores, em sua maioria, recorrem a abordagens lúdicas, não consideram o erro como possibilidade de ensino e não promovem a contextualização e a relação interdisciplinar no processo de construção do conhecimento. Conclui-se que é necessário fomentar práticas de formação docente em que os professores tenham como princípio de atuação a reflexão sobre sua prática, para viabilizar um ensino com maior abrangência, convertendo as dificuldades encontradas em ferramentas de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamyres Karolyne Wirmond, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Acadêmica de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e aluna de Iniciação Científica em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Graziela Ferreira de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação Científica e Tecnológica e professora titular do Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

WIRMOND, T. K.; DE SOUZA, G. F.; PINHEIRO, N. A. M. O papel do erro na construção do conhecimento matemático a partir da percepção dos professores dos Anos Iniciais. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 663–670, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.663-670.1379. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1379. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)