Dimensões cognitivas expressadas por professoras durante uma aula investigativa de Química
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.653-662.1369Palavras-chave:
Aula investigativa, dimensões cognitivas, ensino de Ciências, ensino de Química, formação continuada.Resumo
Abordagens que repensam as aulas tradicionais em Ciências são importantes na construção do conhecimento e aprendizagem dos alunos. Essa pesquisa se insere num contexto acerca de um curso de extensão realizado na Universidade Federal do ABC, com a participação de 14 professores da educação básica, sendo a maioria da rede pública e em formação continuada. O objetivo principal era investigar se uma aula investigativa poderia propiciar a manifestação de dimensões cognitivas. Os resultados indicaram que a atividade investigativa possibilitou a mobilização de diversas dimensões cognitivas (88% dos turnos de falas). Embora dimensões cognitivas de alta e baixa ordem foram observadas, a última teve maior prevalência. Pode-se também concluir que aulas em diferentes perspectivas são importantes, uma vez que mobilizam algumas dimensões cognitivas diferentes, o que indicaria a aula investigativa dentro das diversas estratégias a serem utilizadas e não a única. Finalmente, na aula investigativa observada, houve o aparecimento de muitos turnos da categoria hipótese, o que é altamente desejável no ensino de Ciências, uma vez que pode favorecer o rompimento de uma visão dogmática da mesma e ainda, possibilitando a reconstrução de ideias.Downloads
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