Azia como tema problematizador no ensino superior: concepções alternativas dos licenciandos sobre ácidos, bases, sais e óxidos

Autores

  • Lidiane Paziani Lança Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Sertãozinho
  • Paulo Sergio Calefi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Sertãozinho

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.20-34.1342

Palavras-chave:

Concepções Alternativas, contextualização, momentos pedagógicos, Paulo Freire.

Resumo

Uma sequência didática seguindo a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, estruturada por Delizoicov, e utilizando a azia para contextualizar e problematizar o conteúdo de funções químicas foi aplicada no curso de Licenciatura em Química do IFSP – Campus Sertãozinho, visando investigar as contribuições da metodologia para a superação das concepções alternativas e aquisição de conceitos científicos. Os resultados obtidos a partir da análise dos questionários respondidos pelos discentes foram a capacidade em relacionar o conhecimento científico adquirido para solucionar problemas cotidianos e a identificação de algumas superações das concepções iniciais, mas que ainda apresentavam erros conceituais, indicando a não superação total das concepções alternativas. Pode-se concluir que a metodologia aplicada contribuiu no ensino-aprendizado do conhecimento científico e na diminuição da defasagem do conhecimento dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

LANÇA, L. P.; CALEFI, P. S. Azia como tema problematizador no ensino superior: concepções alternativas dos licenciandos sobre ácidos, bases, sais e óxidos. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 1, p. 20–34, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.20-34.1342. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1342. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra