Os estereótipos de gênero relacionados à dimensão profissional nas representações dos/as estudantes adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.509-523.1192Palavras-chave:
Representação mental, crenças de autoeficácia, autoconceito, cultura, escolha profissional.Resumo
A inserção feminina nas carreiras da área da Engenharia é uma problemática atual e ainda são poucas as mulheres que escolhem esse campo de trabalho. Considerando que os discursos sociais influenciam a construção das representações mentais de cada pessoa, impactando o comportamento e a tomada de decisão, inclusive no âmbito profissional, o presente texto objetiva apresentar o resultado da pesquisa realizada com estudantes do ensino médio de uma escola pública da Região Sul do Brasil. Foram objetos de análise os desenhos de profissionais da área da Educação e da Engenharia, realizados pela referida turma. Os resultados revelam que estereótipos de gênero permeiam as representações mentais dos/as jovens, o que pode influenciar a escolha da profissão na área da Engenharia, em especial pelas meninas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.