Uso de tecnologia no desenvolvimento de jogos educativos eletrônicos para a promoção de saúde bucal e Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.843-854.1180Palavras-chave:
Jogos de vídeo, Jogos experimentais, Promoção da saúde, Saúde bucal, Conservação dos recursos naturaisResumo
Este estudo envolveu estudantes da rede pública de 06 a 07 anos de idade, residentes do distrito de Mosqueiro na cidade de Belém-PA. O objetivo principal do projeto foi a construção de jogo educativo eletrônico, para provedor Desktop, abordando temas necessários à saúde da comunidade. A ferramenta de eleição foi o Scracth.mit, que transforma a complexa linguagem de programação em blocos como em um quebra-cabeça, facilitando a construção de animações e jogos, viabilizando o desenvolvimento da aplicação pelo próprio profissional de saúde. Trata-se de uma pesquisa-ação com a produção e aplicação de um software educacional a ser inserido nas atividades escolares. O resultado deste trabalho é o desenvolvimento do jogo “Saúde bucal e Sustentabilidade”, que aborda temas que fazem parte da realidade da população atendida. O jogo foi testado com uma turma de 2º ano do ensino fundamental menor, com 22 escolares no total. Através de questionário pós-jogo, observaram-se resultados relevantes tanto quanto à promoção da saúde bucal quanto à sustentabilidade, além de boa aceitação do público-alvo, porém fica evidente a necessidade de maiores esforços dos profissionais de odontologia em apropriarem-se das novas tecnologias para aplicação em ações coletivas de promoção de saúde, assim como aprofundamento nas mudanças sociais contemporâneas, mudanças climáticas, racionamento de recursos naturais e sustentabilidade.
Palavras-chave: Jogos de vídeo; jogos experimentais; promoção da saúde; saúde bucal; conservação dos recursos naturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.