Desafios para a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza

Autores/as

  • Carlos Alberto Dos Santos Professor Visitante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Carlos Alberto dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.363-370.960

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, ciências da natureza, biologia, física, química.

Resumen

Embora haja uma extensa e antiga literatura em torno dessa temática, há uma certa dificuldade em caracterizá-la do ponto de vista operacional. No que concerne às atividades de pesquisa, o conceito de propriedades emergentes é proeminente, mas ao meu conhecimento ainda não há um consenso quando se trata de definir interdisciplinaridade no ensino. O conceito genérico de ensino interdisciplinar é aquele caracterizado por uma abordagem que integra duas ou mais áreas do conhecimento em uma associação significativa para aumentar e enriquecer a aprendizagem em cada área. Para alguns estudiosos isso se efetiva por meio de conceitos transversais, os quais devem servir de ponte entre as ciências da natureza, a matemática e as engenharias. Embora sejam muitos os desafios para o cumprimento desses pressupostos, pretendo mostrar neste trabalho que há espaço para atuação pedagógica comprometida com o domínio de conhecimento disciplinar numa perspectiva interdisciplinar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-05-22

Cómo citar

DOS SANTOS, C. A. Desafios para a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 363–370, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.363-370.960. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/960. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Editorial