Estresse, síndrome de Burnout e suas implicações na saúde docente

Autores/as

  • Vitor de Almeida Miguez Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Cruz das Almas-BA.
  • Jacqueline Ramos Machado Braga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Cruz das Almas-BA.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.704-716.861

Palabras clave:

professor, esgotamento profissional, saúde.

Resumen

A profissão docente vem passando por desafios que envolvem desvalorização social, carga horaria excessiva e baixa remuneração, que têm tornado a docência uma profissão pouco atraente e estressante. O presente estudo buscou verificar o nível de estresse e possíveis casos de Síndrome de Burnout nos professores atuantes em duas escolas do município de Cruz das Almas– BA, Brasil. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa utilizando três questionários semiestruturados: de identificação social, o ISSL (Inventário de Sintomas de Stress de Lipp) e o Questionário JBEILI para identificação preliminar da Síndrome de Burnout, que foram aplicados em 23 professores. Os pesquisados eram de maioria feminina (n=22), entre 26 e 51 anos, e tempo de docência entre 5 e 21 anos.  Verificamos que 50% dos docentes foram classificados na fase de resistência do estresse, e destes, 25% encontraram-se na fase inicial do Burnout. Houve relação entre tempo de docência e casos de estresse (pico entre 10-19 anos), mesmo naqueles profissionais com formação voltada para a docência. Os dados do presente estudo poderão servir de base norteadora para que município, sociedade e instituições de ensino repensem a saúde e as condições de trabalho na profissão docente, reduzindo assim os afastamentos laborais.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-05-22

Cómo citar

MIGUEZ, V. de A.; BRAGA, J. R. M. Estresse, síndrome de Burnout e suas implicações na saúde docente. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 704–716, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.704-716.861. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/861. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas