Jogos matemáticos como ferramenta de aprendizagem no 5º ano do Ensino Fundamental

Autores/as

  • Jandriza Lemes Dos Santos UERGS
  • Marco Aurélio Torres Rodrigues UERGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.371-388.839

Palabras clave:

Jogos Matemáticos, 5ºAno, Desenvolvimento de jogos

Resumen

O presente artigo aborda uma pesquisa realizada com alunos do 5º ano numa escola municipal na cidade de Bagé-RS, tem por objetivo demonstrar a contribuição dos jogos matemáticos como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem dos alunos. Foi observado na turma em questão algumas dificuldades no que diz respeito às operações matemáticas, principalmente multiplicação e divisão, após a intervenção com os jogos houve um grande avanço quanto às dificuldades encontradas. Os resultados mostram que o jogo matemático desempenha um papel importante na sala de aula, resultados estes analisados através do comparativo dos registros de observações e aplicação prática das ferramentas lúdico-pedagógicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marco Aurélio Torres Rodrigues, UERGS

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2001); Pós-Graduação em Matemática e Linguagem pela Universidade Federal de Pelotas (2006); Mestrado em Ensino de Física pela FURG(2015).Trabalha na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS - Santana do Livramento RS, ministrando cadeiras de Ciências Exatas, nos Cursos: Bacharelado em Agronomia, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial e Pedagogia. Trabalhou durante 18 anos como Professor nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) ministrando todas as disciplinas e trabalhou aproximadamente 10 anos como Professor no Ensino Médio ministrando a disciplina de Física nos três anos. Participa desde 2014 do grupo de pesquisa Agronomia e Território do Pampa. Atualmente cursa uma Pós-Graduação em Educação do Campo e Ensino de Ciências desenvolvendo pesquisas na área de Ensino de Física voltado as demandas da Educação do Campo.

Publicado

2018-05-22

Cómo citar

DOS SANTOS, J. L.; RODRIGUES, M. A. T. Jogos matemáticos como ferramenta de aprendizagem no 5º ano do Ensino Fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 371–388, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.371-388.839. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/839. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra

Artículos más leídos del mismo autor/a