A Origem Histórica do Conceito de Área de Preservação Permanente no Brasil

Autores/as

  • Glaucus Vinicius Biasetto Ribeiro fepam

Palabras clave:

Palavras-chave, história do Brasil, áreas de preservação permanente, legislação ambiental

Resumen

RESUMO

A nossa atualidade vem sendo marcada por uma crescente preocupação com as questões ligadas ao meio ambiente e com a preservação do nosso planeta. De uma maneira geral o aquecimento global, a influência antrópica, a degradação de ambientes naturais, os processos ecológicos, a biodiversidade, a sustentabilidade, bem como a cidadania ambiental tem se tornado temas de discussão nas diversas esferas de convívio social.

Dentro da história brasileira podemos identificar uma série de regramentos de caráter ambiental considerando-se como marco a Lei 4.771 de 15 de setembro de 1965, que instituiu o novo Código Florestal Brasileiro. Ao longo do presente artigo procuraremos investigar a origem da conceituação das áreas de preservação permanentes, tema alvo de grandes discussões na atualidade, tal qual surgiu e foi inserida na legislação brasileira, procurando recuperar esse aspecto específico da história do Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Glaucus Vinicius Biasetto Ribeiro, fepam

Bacharel em História pela UFRGS

Geólogo da Fepam

Publicado

2011-06-14

Cómo citar

RIBEIRO, G. V. B. A Origem Histórica do Conceito de Área de Preservação Permanente no Brasil. Revista Thema, Pelotas, v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/67. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas