Drogas: uma proposta de metodologia da problematização no Ensino de Química

Autores/as

  • Rafaela Alves de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e de Tecnologia da Paraíba - Campus Sousa
  • Anderson Savio de Medeiros Simões Instituto Federal de Educação, Ciência e de Tecnologia da Paraíba - Campus João Pessoa http://orcid.org/0000-0003-2506-8020

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.5-24.573

Palabras clave:

Metodologia da problematização, Drogas, Ensino de química.

Resumen

A metodologia da problematização é algo transformador que desperta a curiosidade do aluno e o desafia a observar a realidade, entender e modificá-la. Assim, o aluno consegue encontrar um estímulo para aprender, no qual o professor é o mediador do conhecimento nessa educação problematizadora. O estudo teve como objetivo analisar a utilização da metodologia da problematização nas aulas de química, em uma turma do 3° ano do ensino médio, analisando o desenvolvimento da aprendizagem dos conceitos de química presentes no tema: as drogas. A investigação ocorreu de forma qualitativa com fins descritivos e explicativos na abordagem do problema, com aplicação de questionários como instrumento de coleta de dados, para analisar o conhecimento dos estudantes no início e final do estudo. O processo de intervenção foi realizado nas aulas de química aplicando as etapas do Arco de Maguerez, no qual ocorreu em cinco momentos: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Ao ser executada essa metodologia, verificou- se que os alunos adquirem estímulos para aprenderem com aulas problematizadoras através de um tema social.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson Savio de Medeiros Simões, Instituto Federal de Educação, Ciência e de Tecnologia da Paraíba - Campus João Pessoa

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), graduação em Química - Licenciatura pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestrado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutorado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Atualmente é professor adjunto nível I da Faculdade Anglo Americano JP e professor efetivo nível D do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Publicado

2018-03-01

Cómo citar

ANDRADE, R. A. de; SIMÕES, A. S. de M. Drogas: uma proposta de metodologia da problematização no Ensino de Química. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 5–24, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.5-24.573. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/573. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra