Entre cenas, discursos e criatividade: dramatização como estratégias de ensino na formação em saúde.

Autores/as

  • Elisângela Mara Zanelatto UNIVATES - Lajeado, RS.
  • José Claúdio Pel Pino UNIVATES, Lajeado, RS.
  • Miriam Ines Marchi UNIVATES, Lajeado, RS.
  • Marli Terezinha Quartieri UNIVATES, Lajeado, RS.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.285-293.558

Palabras clave:

estratégia de ensino, ética profissional, dramatização, aprendizagem, formação em saúde.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a estratégia de ensino dramatização na formação em saúde, junto a uma turma de catorze estudantes do curso Técnico de Enfermagem, na disciplina de Ética Profissional, em um município do interior do Estado do Rio Grande do Sul. As atividades foram realizadas durante dez aulas com grupos de aproximadamente cinco participantes, no ano de 2016. Por meio da dramatização, abordou-se os conteúdos de cuidado, sigilo e leis que normatizam a profissão da Enfermagem. Percebeu-se que a experiência viabilizada pelas estratégias de ensino possibilitou a aprendizagem dos conteúdos propostos pela disciplina de maneira integrada e participativa. Outrossim, contribuiu para o desenvolvimento de habilidades relacionais dos estudantes, o que talvez não seria possível em uma aula considerada tradicional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisângela Mara Zanelatto, UNIVATES - Lajeado, RS.

Psicóloga, especialista em Saúde da Família e Comunidade, Mestranda em Ensino UNIVATES.

José Claúdio Pel Pino, UNIVATES, Lajeado, RS.

Doutor em Engenharia de Biomassa (UFRGS), Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Ensino da UNIVATES.

Miriam Ines Marchi, UNIVATES, Lajeado, RS.

Doutora em Química (UFSM), Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Ensino da UNIVATES.

Marli Terezinha Quartieri, UNIVATES, Lajeado, RS.

Doutora em Educação (UNISINOS), Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Ensino e Ensino da UNIVATES.

Publicado

2017-12-06

Cómo citar

ZANELATTO, E. M.; PEL PINO, J. C.; MARCHI, M. I.; QUARTIERI, M. T. Entre cenas, discursos e criatividade: dramatização como estratégias de ensino na formação em saúde. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 4, p. 285–293, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.285-293.558. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/558. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos