Entre cenas, discursos e criatividade: dramatização como estratégias de ensino na formação em saúde.
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.285-293.558Palabras clave:
estratégia de ensino, ética profissional, dramatização, aprendizagem, formação em saúde.Resumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a estratégia de ensino dramatização na formação em saúde, junto a uma turma de catorze estudantes do curso Técnico de Enfermagem, na disciplina de Ética Profissional, em um município do interior do Estado do Rio Grande do Sul. As atividades foram realizadas durante dez aulas com grupos de aproximadamente cinco participantes, no ano de 2016. Por meio da dramatização, abordou-se os conteúdos de cuidado, sigilo e leis que normatizam a profissão da Enfermagem. Percebeu-se que a experiência viabilizada pelas estratégias de ensino possibilitou a aprendizagem dos conteúdos propostos pela disciplina de maneira integrada e participativa. Outrossim, contribuiu para o desenvolvimento de habilidades relacionais dos estudantes, o que talvez não seria possível em uma aula considerada tradicional.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.