Análise crítica do processo de escolha do livro didático de Matemática na EEF José Jucá, no município de Quixadá-CE

Autores/as

  • Carlos Ian Bezerra de Melo Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Tânia Maria Rodrigues Lopes Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • João Luzeilton de Oliveira Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.100-113.552

Palabras clave:

Livro Didático, PNLD, Formação de Professores de Matemática, Ensino de Matemática

Resumen

Este artigo aborda o processo de escolha do Livro Didático de Matemática na EEF José Jucá, no município de Quixadá – CE, fazendo uma análise crítica de como se dá esse processo. Esta pesquisa tem como objeto o Livro Didático, considerado um elemento fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. A forma escolhida para análise dos aspectos envolvidos nesta seleção foi uma pesquisa semiestruturada de natureza qualitativa, envolvendo professores da área. O presente estudo, preliminar, desenvolvido em 2016, no contexto das ações do PIBID/Matemática/FECLESC, indica algumas lacunas fundamentais na formação e prática profissional do docente de Matemática, aspectos que dizem respeito a sua Formação Inicial. Isto se comprova com narrativas docentes, denunciando falhas nos processos formativos, sejam na licenciatura ou nos programas de formação continuada. Nesse contexto, apresenta-se a necessidade de se repensar as licenciaturas brasileiras, almejando incluir em seus currículos ensinamentos condizentes com momentos práticos no percurso do docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-12-06

Cómo citar

MELO, C. I. B. de; LOPES, T. M. R.; OLIVEIRA, J. L. de. Análise crítica do processo de escolha do livro didático de Matemática na EEF José Jucá, no município de Quixadá-CE. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 4, p. 100–113, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.100-113.552. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/552. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra