Análise crítica do processo de escolha do livro didático de Matemática na EEF José Jucá, no município de Quixadá-CE

Autores/as

  • Carlos Ian Bezerra de Melo Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Tânia Maria Rodrigues Lopes Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • João Luzeilton de Oliveira Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.100-113.552

Palabras clave:

Livro Didático, PNLD, Formação de Professores de Matemática, Ensino de Matemática

Resumen

Este artigo aborda o processo de escolha do Livro Didático de Matemática na EEF José Jucá, no município de Quixadá – CE, fazendo uma análise crítica de como se dá esse processo. Esta pesquisa tem como objeto o Livro Didático, considerado um elemento fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. A forma escolhida para análise dos aspectos envolvidos nesta seleção foi uma pesquisa semiestruturada de natureza qualitativa, envolvendo professores da área. O presente estudo, preliminar, desenvolvido em 2016, no contexto das ações do PIBID/Matemática/FECLESC, indica algumas lacunas fundamentais na formação e prática profissional do docente de Matemática, aspectos que dizem respeito a sua Formação Inicial. Isto se comprova com narrativas docentes, denunciando falhas nos processos formativos, sejam na licenciatura ou nos programas de formação continuada. Nesse contexto, apresenta-se a necessidade de se repensar as licenciaturas brasileiras, almejando incluir em seus currículos ensinamentos condizentes com momentos práticos no percurso do docente.

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Publicado

2017-12-06

Cómo citar

MELO, C. I. B. de; LOPES, T. M. R.; OLIVEIRA, J. L. de. Análise crítica do processo de escolha do livro didático de Matemática na EEF José Jucá, no município de Quixadá-CE. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 4, p. 100–113, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.100-113.552. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/552. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra