A defesa da posse de Juscelino Kubitschek nas páginas do Diário de Notícias
Resumen
RESUMO: O artigo analisará a cobertura do jornal Diário de Notícias, de Porto Alegre, sobre as tentativas da oposição de impugnar o processo eleitoral que elegeu Juscelino Kubitschek como presidente da república em 1955. Através da análise dessa cobertura procura-se demonstrar como o jornal tomou uma posição e procurou defendê-la perante seus leitores.
PALAVRAS-CHAVE: Eleições de 1955 - Juscelino Kubitschek - imprensa - Diário de Notícias
ABSTRACT: This article will analyze the coverage of Diário de Notícias, a newspaper from Porto Alegre, on the attempts of opposition groups to impugn the election process which elected Juscelino Kubitschek as President in 1955. Through the analysis of this coverage, sought to demonstrate how the Diário de Notícias took a stand and tried to defend it before his readers.
KEYWORDS: 1955 elections – Juscelino Kubitschek – press – Diário de Notícias
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.