Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos: uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica

Autores

  • Tiago Vencato Martins IFSul - Campus Jagurão
  • Luiza Rodríguez Doering UFRGS
  • Mauro Dinael Beilfuss Bartz IFSUL - Campus Jaguarão

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.225-235.457

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Ensino de Matemática, GeoGebra

Resumo

Este artigo discute a abordagem da Lei de Resfriamento de Newton como possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica. Propomos que os alunos desenvolvam modelos que não estariam ao seu alcance, em função dos sofisticados conhecimentos matemáticos que exigem, valendo-se de recursos da Modelagem Matemática e auxiliados pelo software GeoGebra. Aliando o uso da tecnologia ao ensino da álgebra, baseando-nos em bibliografias que apoiam esta associação, apresentamos como sugestão uma atividade experimentada no primeiro ano do Ensino Médio onde abordamos o ensino de funções. Nela apontamos que a adoção de uma metodologia apoiada por recursos tecnológicos pode colaborar no desenvolvimento de habilidades inerentes ao pensamento matemático, tais como: estabelecer relações, fazer conjecturas, realizar aproximações, previsões e resolver problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Vencato Martins, IFSul - Campus Jagurão

Licencitura em Matemática e mestrado em Ensino de Matemática

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

MARTINS, T. V.; DOERING, L. R.; BARTZ, M. D. B. Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos: uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 225–235, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.225-235.457. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/457. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra