A Educação Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil: uma análise curricular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.122-136.447

Palabras clave:

Probabilidade, Estatística, Ensino Fundamental, Parâmetros Curriculares, Diretrizes

Resumen

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR,  e tem como objetivo discutir as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais brasileiros para os anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como as propostas das Diretrizes Curriculares do município de Ponta Grossa/PR/Brasil, no que se  refere aos conteúdos de Estatística, Probabilidade e Combinatória, compreendendo que esses documentos são os principais norteadores  do trabalho do professor em sala de aula. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Estatística nos Anos Iniciais, analisando-se algumas das produções mais relevantes, os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes do município. Estão destacadas ao longo do texto as concepções e conteúdos referentes à temática, assim como algumas lacunas encontradas nos parâmetros curriculares brasileiros e nas diretrizes específicas do município, a começar pela abordagem vaga de alguns conceitos e pela falta de alguns conteúdos nas propostas.

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Publicado

2017-05-23

Cómo citar

BUDEK DIAS, C. de F.; CORREIA SILVA, G.; DOS SANTOS JUNIOR, G. A Educação Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil: uma análise curricular. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 122–136, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.122-136.447. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/447. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

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