A Educação Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil: uma análise curricular
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.122-136.447Palabras clave:
Probabilidade, Estatística, Ensino Fundamental, Parâmetros Curriculares, DiretrizesResumen
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, e tem como objetivo discutir as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais brasileiros para os anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como as propostas das Diretrizes Curriculares do município de Ponta Grossa/PR/Brasil, no que se refere aos conteúdos de Estatística, Probabilidade e Combinatória, compreendendo que esses documentos são os principais norteadores do trabalho do professor em sala de aula. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Estatística nos Anos Iniciais, analisando-se algumas das produções mais relevantes, os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes do município. Estão destacadas ao longo do texto as concepções e conteúdos referentes à temática, assim como algumas lacunas encontradas nos parâmetros curriculares brasileiros e nas diretrizes específicas do município, a começar pela abordagem vaga de alguns conceitos e pela falta de alguns conteúdos nas propostas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.