Educação Física inclusiva e paradesporto: semelhanças e diferenças

Autores/as

  • Cláudia da Rosa Romero Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Eduardo Klein Carmona Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.29-42.414

Palabras clave:

Educação Física Inclusiva, Paradesporto, Esporte adaptado, Pessoa com Deficiência

Resumen

Este estudo tem como objetivo descrever as diferenças e semelhanças entre o Paradesporto e a Educação Física Inclusiva evidenciadas no discurso de profissionais da Educação Física que trabalham com pessoas com deficiência na região metropolitana de Porto Alegre. Além disso, o trabalho visa mostrar as visões desses profissionais quanto às políticas públicas para pessoas com deficiência em seus locais de atuação e os motivos que os levaram a trabalhar com público em questão. Para tanto, a coleta de informações contou com uma pesquisa feita por meio de um questionário on-line realizado com professores de Educação Física. Neste estudo, fica claro que, enquanto a Educação Física Inclusiva permeia o campo da inclusão através de atividades lúdicas, cooperativas e recreativas, fazendo com que todas as pessoas com e sem deficiência participem ao mesmo tempo das mesmas propostas, o Paradesporto se manifesta nas atividades com vistas à performance, ao rendimento, ao treinamento e à competição, buscando descobrir talentos e preparando-os para a vida de atleta. 

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Biografía del autor/a

Cláudia da Rosa Romero, Universidade Federal de Juiz de Fora

Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência pela UFJF.

Eduardo Klein Carmona, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS.

Publicado

2017-02-23

Cómo citar

ROMERO, C. da R.; CARMONA, E. K. Educação Física inclusiva e paradesporto: semelhanças e diferenças. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 29–42, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.29-42.414. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/414. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências da Saúde