Semeadoras-adubadoras da atualidade e sua compatibilidade com tratores de baixa potência
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.274-285.384Palabras clave:
linhas para Semeadoras, Mecanismos sulcadores, SemeadorasResumen
O presente trabalho objetivou a análise da compatibilidade entre os conjuntos tratores e semeadoras-adubadoras existentes atualmente no mercado brasileiro. Procurou-se identificar as diferentes concepções e mecanismos utilizados pelas semeadoras-adubadoras, assim como sua adequação aos modelos de tratores de quatro rodas de baixa potência no motor. Observou-se que há uma quantidade reduzida de opções de semeadoras de pequeno porte, de até três linhas, compativeis com os tratores de baixa potência. Verificou-se que uma relação entre a massa do trator e a da semeadora abaixo de 8,94 pode comprometer a estabilidade longitudinal do conjunto. E que a distância entre eixos é uma das variáveis de maior influência na estabilidade deste conjunto. Portanto, há necessidade de constituir novos estudos que possam adaptar estas máquinas, quando se trata de agricultura de base familiar, aos tratores existentes atualmente no mercado e assim obter a estabilidade do conjunto e segurança necessária para o operador destas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.