Estresse e resiliência em uma universidade pública

narrativas de professores iniciantes

Autores/as

  • Fernanda Fátima Cofferri Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3652

Palabras clave:

Professor iniciante, Educação Superior, Estresse, Resiliência

Resumen

Este artigo identificou as situações causadoras de estresse em professores iniciantes na carreira universitária a fim de compreender se são desenvolvidas estratégias de enfrentamento ou fuga diante dessas situações. Utilizou-se a pesquisa qualitativa do tipo narrativa para analisar relatos de oito professores iniciantes de uma universidade pública federal brasileira. Organizou-se os dados três categorias de análise: cultura institucional e interações com colegas; interações e perfis dos estudantes e estratégias de enfrentamento ou fuga. A cultura institucional foi percebida como um elemento influenciador do cotidiano dos professores. As interações com os estudantes mostram a democratização do acesso acadêmico dos últimos anos. O desenvolvimento de estratégias para lidar e/ou se esquivar de situações adversas ou conflituosas foi relatado pelos docentes, incluindo a resiliência. Conclui-se que os primeiros anos da docência representam um período de sobrevivências e descobertas. Além disso, o papel das universidades é fundamental para criar programas institucionais que atendam às necessidades formativas de professores universitários, principalmente, em início de carreira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Fátima Cofferri, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2021). Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim e professora substituta na mesma instituição.

Publicado

2025-10-01

Cómo citar

COFFERRI, F. F. Estresse e resiliência em uma universidade pública: narrativas de professores iniciantes. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–18, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3652. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3652. Acesso em: 8 oct. 2025.

Número

Sección

Ciências Humanas