Respostas emocionais de adolescentes brasileiros para a pandemia da COVID-19 nas mídias digitais
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3547Palabras clave:
Covid-19, Mídias Digitais, Adolescentes, EmoçõesResumen
Este artigo faz parte de uma dissertação de mestrado que investigou respostas emocionais de 9 adolescentes brasileiros entre 15 e 17 anos às notícias compartilhadas nas mídias digitais sobre COVID-19. Trata-se de estudo de casos múltiplos com entrevistas semiestruturadas com publicações relacionadas ao vírus com o objetivo de identificar e analisar as respostas emocionais dos participantes com base nos trabalhos de Ekman, Damásio e Bellocchi. Os resultados demonstraram tristeza, surpresa e desprezo. Raiva, contentamento, medo e aversão foram menos frequentes. Essas emoções surgiram pelas atitudes de pessoas que se recusaram a cumprir as medidas de proteção contra a COVID-19; pela rápida disseminação da doença e suas repercussões nas mídias digitais; e pela redução do número de casos com o retorno das atividades presenciais. Este estudo poderá contribuir para reflexões sobre estratégias que minimizem os impactos do contexto pós-pandemia na vida dos adolescentes e a influência das mídias digitais sobre eles.
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