Respostas emocionais de adolescentes brasileiros para a pandemia da COVID-19 nas mídias digitais

Autores/as

  • Sylmara Castro Vianna Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Pedro Donizete Colombo Junior Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3547

Palabras clave:

Covid-19, Mídias Digitais, Adolescentes, Emoções

Resumen

Este artigo faz parte de uma dissertação de mestrado que investigou respostas emocionais de 9 adolescentes brasileiros entre 15 e 17 anos às notícias compartilhadas nas mídias digitais sobre COVID-19. Trata-se de estudo de casos múltiplos com entrevistas semiestruturadas com publicações relacionadas ao vírus com o objetivo de identificar e analisar as respostas emocionais dos participantes com base nos trabalhos de Ekman, Damásio e Bellocchi. Os resultados demonstraram tristeza, surpresa e desprezo. Raiva, contentamento, medo e aversão foram menos frequentes. Essas emoções surgiram pelas atitudes de pessoas que se recusaram a cumprir as medidas de proteção contra a COVID-19; pela rápida disseminação da doença e suas repercussões nas mídias digitais; e pela redução do número de casos com o retorno das atividades presenciais. Este estudo poderá contribuir para reflexões sobre estratégias que minimizem os impactos do contexto pós-pandemia na vida dos adolescentes e a influência das mídias digitais sobre eles.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sylmara Castro Vianna, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e pós-graduada em Neuropsicologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein (IEP-HIAE). Atua como Psicóloga Escolar e como psicóloga-proprietária na NeuroCrea.

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

É professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil. Bolsista de produtividade do CNPq Nível 2. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC). Atua como docente permanente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM.

Publicado

2025-09-23

Cómo citar

VIANNA, S. C.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Respostas emocionais de adolescentes brasileiros para a pandemia da COVID-19 nas mídias digitais. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–21, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3547. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3547. Acesso em: 25 sep. 2025.

Número

Sección

Ciências Humanas