Cobertura do solo com lã ovina de descarte no controle de plantas espontâneas e produtividade do repolho
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.521-531.3455Palabras clave:
resíduos, fibras naturais, cobertura morta, horticultura, plantas daninhasResumen
As plantas espontâneas podem ocasionar reduções na produtividade dos cultivos agrícolas pela competição por nutrientes, luminosidade e água. A utilização de materiais de cobertura do solo pode auxiliar no controle dessas plantas indesejadas. O objetivo proposto deste estudo foi avaliar a utilização da lã ovina de descarte no controle de espécies espontâneas e na produtividade do repolho. A hipótese formulada foi que solos cobertos com lã ovina apresentam menor quantidade de plantas espontâneas e maior produtividade de repolho em comparação a solos sem cobertura ou cobertos com palha. O experimento foi conduzido durante o outono de 2021 em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Os materiais de cobertura utilizados nesse estudo apresentaram pequena redução na quantidade de plantas espontâneas em relação ao solo sem cobertura. No entanto, os maiores rendimentos individuais e por área para a cultura do repolho foram alcançados no solo coberto com a lã ovina. A fertilidade oferecida pela lã bem como a retenção da umidade e diminuição da evapotranspiração do solo são apontadas como causas para o aumento da produtividade da cultura.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.