Novas sociabilidades, redes e tecnologia

as construções do ciborgue frente às complexidades do racismo algorítmico

Autores/as

  • Cyntia Barbosa Oliveira Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Marcus Vinicius Spolle Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3449

Palabras clave:

Racismo algorítmico, ciborgue, racismo, algoritmos

Resumen

A partir da construção do ciborgue desenvolvida por Donna Haraway, onde a autora explora o convívio entre indivíduos e as tecnologias, traçamos uma discussão relativa ao racismo algorítmico. Trazendo como argumento que ao passo que os indivíduos se tornam híbridos, a partir da inserção tecnológica em seu cotidiano e quase como uma parte de seus corpos, as tecnologias também agem metamorfoseando e dissimulando as práticas racistas presente na sociedade. Assim, o racismo algoritmo atua relegando ciborgues negras e negras aos processos já conhecidos antes do processo de hibridização entre indivíduos e tecnologias: discriminação, racismo e opressões. Destacamos ainda a bibliografia elaborada a partir de teóricas mulheres e que, em sua maioria, também são negras, elucidando a necessidade de evidenciar as discussões teóricas e críticas de ciborgues que em muito são marginalizadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cyntia Barbosa Oliveira, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPel, bolsista CAPES. Integra o Projeto de Pesquisa Interseccionalidades e Tecnologias da Informação: novas formas sociais, subjetivas e de identidade. Compõe o Projeto de Extensão Desafio Pré-Universitário Popular (UFPel) como educadora popular na área de Sociologia. Pesquisadora do Grupo Transdisciplinar em Pesquisa Jurídica para uma Sociedade Sustentável da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Marcus Vinicius Spolle, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Professor adjunto do curso de Ciências Sociais, bacharelado e Licenciatura e da Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas - UFPel é coordenador do Projeto PIBID do núcleo de Ciências Sociais, também coordena o grupo de pesquisa Núcleo de Interseccionalidades da UFPel e participa do Núcleo de Feministas e de Gênero (D'Generus) UFPel . Desenvolveu pesquisa como investigador visitante do Centro de Estudos Sociais (CES) - Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de Sociologia e Geografia, com ênfase em Relações Raciais e Geografia da População, atuando principalmente nos seguintes temas: interseccionalidades, desigualdade racial, de gênero, êxodo rural, agricultura familiar, sustentabilidade e movimentos sociais.

Publicado

2025-09-25

Cómo citar

BARBOSA OLIVEIRA, C.; VINICIUS SPOLLE, M. Novas sociabilidades, redes e tecnologia: as construções do ciborgue frente às complexidades do racismo algorítmico. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–13, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3449. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3449. Acesso em: 30 sep. 2025.

Número

Sección

Ciências Humanas