A concepção de Etno presente em algumas dissertações Brasileiras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.38-49.313

Palabras clave:

etno, etnomatemática, mapeamento

Resumen

Motivado pela observação da abrangência provocada pelas diversas interpretações do prefixo etno, presente na etimologia etno matema tica proposta por D’Ambrosio, este artigo apresenta um levantamento das dissertações produzidas no Brasil referentes à Etnomatemática. Esse levantamento foi desenvolvido de acordo com a orientações propostas por Biembengut (2008), dessa forma trata-se de um mapeamento na pesquisa educacional. Os dados utilizados encontram-se disponíveis no site da CAPES, em que optou-se por uma amostragem de seis dissertações. Buscou-se também conhecer os teóricos que influenciaram na escrita das pesquisas, o conceito adotado por cada pesquisador e os efeitos gerados por tais percepções nas produções analisadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Vieira Santos, PUCRS

Licenciada em Ciências e Matemática  - FAPA

Mestra em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS

Isabel Cristina Machado de Lara, PUCRS

Isabel Cristina Machado de Lara é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Realizou seu Pós-Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, dedicando-se à pesquisa em Inovação e Interdisciplinaridade de Educação em Ciências e Matemática no século XXI. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática e da Faculdade de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Participa do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, como coordenadora da área de Matemática. Realiza palestras, oficinas e minicursos em formações continuadas de professores atuando principalmente nos seguintes temas: tendências atuais no ensino da matemática, uso de jogos, etnomatemática, resolução de problemas, avaliação no ensino da matemática e na formação de professores.

Publicado

2016-11-11

Cómo citar

SANTOS, R. V.; LARA, I. C. M. de. A concepção de Etno presente em algumas dissertações Brasileiras. Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 3, p. 38–49, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.38-49.313. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/313. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra