Contenção e Liberação nas políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental

Autores

  • Dhyovana Guerra Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Campus de Cascavel.
  • Ireni Marilene Zago Figueiredo Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Campus de Cascavel

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.759-775.2793

Resumo

Este artigo examina como as Políticas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental (2006-2016), no Brasil, incorporam, dissimulam ou se contrapõem aos processos de Contenção e de Liberação. Nesse sentido, a pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, retoma, a partir dos conceitos de Contenção e de Liberação, as expectativas geradas pelas necessidades político-ideológicas e socioeconômicas de reprodução do sistema capitalista, as quais correspondem aos mecanismos de controle do Estado em relação ao acesso à escola, por parte de diferentes classes ou frações de classe para formação da força de trabalho. Identifica-se que o atual sistema econômico, social, político e ideológico funciona como indutor dos processos de Contenção de demandas por educação escolar.

Palavras-chave: Política Educacional; Educação Infantil; Ensino Fundamental; Política de Contenção e Liberação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dhyovana Guerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Campus de Cascavel.

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel. Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pela mesma instituição. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES).

Ireni Marilene Zago Figueiredo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Campus de Cascavel

Doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES).

Downloads

Publicado

2022-09-22

Como Citar

GUERRA, D.; FIGUEIREDO, I. M. Z. Contenção e Liberação nas políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 3, p. 759–775, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.759-775.2793. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2793. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas