Una mirada a la realidad de los docentes de Educación de Jóvenes y Adultos

inquietudes, luchas y avances

Autores/as

  • Michelle Gonçalves Vieira Firjan SENAI – Barra Mansa/RJ – Brasil
  • Thiago Rodrigues de Sá Alves Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (Cap-UERJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil
  • Valéria da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, Barra Mansa/RJ – Brasil
  • Luiz Felipe Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ, campus Rio de Janeiro/RJ – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.173-189.2335

Palabras clave:

EJA, desafíos, libros didácticos, Educación básica

Resumen

La Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) es una modalidad de enseñanza cuyo objetivo es acercar la ciudadanía a quienes no la educaron en la edad correcta. Este trabajo investigó las dificultades de algunos docentes que trabajan en la EJA, así como las estrategias metodológicas que usan con sus estudiantes y los materiales didácticos que usan/usaron más en el aula. Se realizó una encuesta exploratoria mediante un cuestionario electrónico en Google Forms, con la participación de 23 docentes en el segundo semestre de 2020. El análisis de datos se realizó mediante el Análisis de Interpretación Libre propuesto por Anjos, Rôças y Pereira (2019), que es una propuesta metodológica basada en el análisis de datos provenientes de investigaciones con enfoque cualitativo. Los resultados mostraron que es notorio el impacto de la ausencia de material didáctico orientador, el cual existe, pero no está totalmente disponible para el público de la EJA estudiado. Nos damos cuenta de que la realidad de muchos docentes aún está lejos de lo necesario para desempeñar su papel de mediadores en la transformación a través de la educación en EJA.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Michelle Gonçalves Vieira, Firjan SENAI – Barra Mansa/RJ – Brasil

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2006), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(2020), especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Campos Elíseos(2020), especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Campos Elíseos(2019), especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Campos Elíseos(2019) e aperfeicoamento em Atualização Tecnológica em Logística pelo Federação das Indústrias do Estado da Bahia(2015). Atualmente é Instrutor em curso profissionalizante da Firjan SENAI Barra Mansa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Logística.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4595483134053790

Thiago Rodrigues de Sá Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (Cap-UERJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Doutor em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC-IFRJ) e Licenciado em Química pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Mestre em Ensino de Ciências da Natureza e especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É especialista em Práticas Assertivas em Didática da Educação Profissional Integrada à EJA pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e especialista em Ensino de Ciências e Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia (Centro Universitário ETEP). É membro pesquisador no Grupo de Pesquisa: Ciência, (Arte), Tecnologia e Sociedade - C(A)TS do IFRJ e integrante do projeto Meme com Ciência cujo intuito é o estudo e a condução de pesquisas sobre o uso dos memes como recurso pedagógico nas Ciências. Foi docente do Departamento de Química Geral e Inorgânica (DQGI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no curso de Licenciatura em Química. No Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) foi docente de química nos campis Duque de Caxias e Maracanã, atuando em turmas do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, Curso Técnico Concomitante/Subsequente, EJA e graduação. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) atua como tutor presencial no curso de Licenciatura em Química oferecido pelo Consórcio Cederj - Polo Nova Iguaçu com disciplinas teóricas e práticas. É orientador e membro da banca avaliadora de Trabalhos de Conclusão de Curso da Licenciatura em Pedagogia/Cederj-UNIRIO. Durante a graduação participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica (PIVICT), com os projetos: Pesquisando Metodologias no Ensino de Química e Utilização de resíduos de origem orgânica e mineral no processo de adsorção de íons metálicos em soluções aquosas. Na área de Ensino de Química e Ensino de Ciências os principais interesses são pelos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos; Divulgação Científica; Recursos Educacionais e Midiáticos; Memes; Formação de Professores, Propostas Didáticas e Educação Ambiental Crítica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7918358539199962

Valéria da, Prefeitura Municipal de Barra Mansa, Barra Mansa/RJ – Brasil

Doutoranda(2019) e Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro(2016), Especialista em Deficiência Auditiva/Surdez pela Unirio(2015), Especialista em Contação de Histórias no Imaginário Social pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2014) e Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente, atua como professora e Orientadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, contadora de histórias e mediadora presencial do consórcio Cederj (UNIRIO). Tem experiência na área de formação de professores para a Educação Básica e Mediação Docente no Ensino Superior na modalidade EAD.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2294019809170587 

Luiz Felipe, Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ, campus Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Doutor no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro (PROPEC - IFRJ). Mestre em Ensino de Ciências da Natureza pela Universidade Federal Fluminense (PPECN - UFF), possui Pós-graduação em Gestão Escolar Integradora (Administração, Inspeção, Orientação, Coordenação e Supervisão) na instituição de ensino Faculdade Batista de Minas Gerais, Graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Graduação em Licenciatura em Pedagogia (Centro Educacional ETEP). Professor de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Departamento de Química Geral e Inorgânica - DQGI; Professor de Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ; Tutor Coordenador e mediador presencial no curso de Licenciatura em Química (UFRJ), oferecido pelo Consórcio CEDERJ - Polo Nova Iguaçu. Membro pesquisador no Grupo de Pesquisa: Ciência, (Arte), Tecnologia e Sociedade - C(A)TS do IFRJ, e parecerista da Revista Ciências e Ideias - IFRJ. No doutorado desenvolveu o produto educacional Ciência em Pingos, podcast de divulgação científica para o Ensino de Ciências. Durante os anos de 2019 e 2020 foi bolsista CNPQ (Desenvolvimento Tecnológico e Industrial nível B e C) na participação do projeto -CER+BRASIL- como divulgador e tradutor científico. Durante o mestrado, foi finalista do no Concurso -Rio Apps Cidade Olímpica- (2016) na categoria Educação com o aplicativo desenvolvido no mestrado de divulgação científica -Cata Ciência- e conquistou o segundo lugar do concurso -Rio Ideias 450 Anos- (2015) na categoria Educação realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro como o mesmo aplicativo. Na graduação, participou como bolsista de extensão e bolsista FAPERJ, de diversos projetos pela Casa da Descoberta, centro de divulgação científica da UFF. Atuou também como coordenador e professor do Pré-Universitário Reação, localizado no Instituto de Química da UFF. Possui experiência em Tecnologia Educacionais, Educação a Distância, Projetos educacionais e Divulgação Científica, além de experiência em docência, como professor de Química para Ensino Superior, Médio e Fundamental.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7057600935022947

Publicado

2024-03-21

Cómo citar

VIEIRA, M. G.; ALVES, T. R. de S.; VALÉRIA DA SILVA; LUIZ FELIPE SANTORO. Una mirada a la realidad de los docentes de Educación de Jóvenes y Adultos: inquietudes, luchas y avances. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 1, p. 173–189, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.173-189.2335. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2335. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas