Una mirada a la realidad de los docentes de Educación de Jóvenes y Adultos
inquietudes, luchas y avances
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.173-189.2335Palabras clave:
EJA, desafíos, libros didácticos, Educación básicaResumen
La Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) es una modalidad de enseñanza cuyo objetivo es acercar la ciudadanía a quienes no la educaron en la edad correcta. Este trabajo investigó las dificultades de algunos docentes que trabajan en la EJA, así como las estrategias metodológicas que usan con sus estudiantes y los materiales didácticos que usan/usaron más en el aula. Se realizó una encuesta exploratoria mediante un cuestionario electrónico en Google Forms, con la participación de 23 docentes en el segundo semestre de 2020. El análisis de datos se realizó mediante el Análisis de Interpretación Libre propuesto por Anjos, Rôças y Pereira (2019), que es una propuesta metodológica basada en el análisis de datos provenientes de investigaciones con enfoque cualitativo. Los resultados mostraron que es notorio el impacto de la ausencia de material didáctico orientador, el cual existe, pero no está totalmente disponible para el público de la EJA estudiado. Nos damos cuenta de que la realidad de muchos docentes aún está lejos de lo necesario para desempeñar su papel de mediadores en la transformación a través de la educación en EJA.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.