A pandemia da COVID-19 e a acentuação das desigualdades sociais em diferentes territórios

uma análise de documentos de domínio público

Autores/as

  • Juliana Catarine Barbosa da Silva Universidade de Pernambuco
  • Roseane Amorim da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.342-360.2215

Resumen

Neste estudo apresentamos uma reflexão sobre a precarização e as desigualdades nos modos de vida em diferentes territórios no contexto da pandemia da COVID-19. Para isso, fizemos uma busca de documentos de domínio público no Jornal Folha de São Paulo, considerando os meses de abril e maio (1ª fase da pandemia), através dos descritores: periferia, favela, comunidade, quilombolas e indígenas, relacionados à COVID-19. Identificamos 623 matérias e após leitura e categorização, restaram 175. Foi realizada análise temática das matérias selecionadas. Observamos que os discursos produzidos sobre as comunidades, favelas e periferias percorrem diversos caminhos. Os referidos espaços são abordados como mais vulneráveis aos efeitos sociais, econômicos e políticos que surgem com a pandemia, e observamos que a COVID-19 visibilizou antigas problemáticas: a precarização do trabalho, das condições de moradia e as desigualdades entre negros/as e brancos/as. As matérias abordaram também a insuficiência dos cuidados com os povos tradicionais e a necessidade de medidas urgentes de proteção e acesso aos serviços de saúde para essas populações.

Palavras-chave: Territórios; COVID-19; documentos de domínio público.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roseane Amorim da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2019). Mestre em Psicologia pela UFPE (2014). Especialista em Saúde Mental e Intervenção Psicossocial pela Universidade de Pernambuco - Campus Caruaru (2012). Graduada em Psicologia pela Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns (2010), e em Ciências Biológicas pela mesma Universidade (2011). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas - GEPCOL da UFPE. Integrante do GT - Juventudes e Pesquisas participativas, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP. Já desenvolveu pesquisas na área de neuropsicologia, estudando depressão, demência e outras problemáticas com idosos. Atualmente desenvolve pesquisa com os seguintes temas: juventude, interseccionalidade de gênero, raça, classe, desigualdades sociais e resistência aos sistemas de poder.

Publicado

2021-12-23

Cómo citar

BARBOSA DA SILVA, J. C.; AMORIM DA SILVA, R. . A pandemia da COVID-19 e a acentuação das desigualdades sociais em diferentes territórios: uma análise de documentos de domínio público. Revista Thema, Pelotas, v. 20, p. 342–360, 2021. DOI: 10.15536/thema.V20.Especial.2021.342-360.2215. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2215. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas