As redes sociais como promotoras de extensão universitária

em campanha contra a COVID-19

Autores/as

  • Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Leandro Lampe Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Vitória Schiavon da Silva Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Letícia Leal Moreira Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Eduarda Vieira de Souza Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Suzana Rosa de Souza Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.328-341.2165

Resumen

Em tempos de distanciamento social, medida fundamental para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus, adaptações foram necessárias em diversos âmbitos, inclusive no acadêmico. Em face desse momento sem precedentes, o Projeto Transfere colaboradores, que atuam em ações de extensão universitária na Universidade Federal de Pelotas, passaram a exercer atividades por meio das redes sociais. Assim, o objetivo deste estudo foi evidenciar a possibilidade de uso das redes sociais para promover extensão universitária, em meio à pandemia, utilizando Facebook e Instagram para divulgar informações e instruções cotidianas relacionadas à COVID-19, além de avaliar a repercussão das informações divulgadas nas comunidades online, por meio de curtidas, compartilhamentos e envolvimentos alcançados por cada post. A análise dos perfis @projetotransferenessas redes apontaram um alcance de mais de 30 mil pessoas, durante os meses de abril a agosto de 2020, com 12 postagens distribuídas semanalmente, evidenciando o amplo alcance de instruções, recomendações e esclarecimentos sobre o tema às comunidades online.

Palavras-chave: Coronavírus; isolamento; comunidades; Facebook; Instagram.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Coordenadora e idealizadora dos projetos Transfere, TICs e QuiCo. Professora Associada I no Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Farmacêutica Bioquímica, Mestre e Doutora em Química Inorgânica formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5050-6259

http://lattes.cnpq.br/1630733121757523

PUBLONS: C-9245-2013

Para correspondência:

Drª Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos
Professora Associada
Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Campus Universitário Capão do Leão S/N
Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos; Prédio 30, sala 213
CEP: 96160-000
Telefone:(53) 3275-7356 / (53) 99169 4321

 

Leandro Lampe, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestrando no Programa de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e graduado em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Vitória Schiavon da Silva, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Química e graduada no Curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Letícia Leal Moreira, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduanda no Curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Eduarda Vieira de Souza, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduanda no Curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Suzana Rosa de Souza, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduanda no Curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Publicado

2021-11-30

Cómo citar

WOHLMUTH ALVES DOS SANTOS, A. J. R.; LAMPE, L.; SCHIAVON DA SILVA, . V. .; LEAL MOREIRA, L. .; VIEIRA DE SOUZA, E. .; ROSA DE SOUZA, S. . As redes sociais como promotoras de extensão universitária: em campanha contra a COVID-19. Revista Thema, Pelotas, v. 20, p. 328–341, 2021. DOI: 10.15536/thema.V20.Especial.2021.328-341.2165. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2165. Acesso em: 27 dic. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas