Uma investigação sobre a efetividade da experimentação e da simulação para a aprendizagem significativa em Química Orgânica

An investigation on the effectiveness of experimentation and simulation for meaningful learning in organic chemistry

Autores

  • João Batista dos Santos Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
  • Luciana Camargo de Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Wander Botero Universidade Federal de Alagoas
  • Beatriz Von Simonyi Universidade Federal de São Carlos
  • Luiz Carlos Leite Junior Secretaria Estadual de Educação de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.499-516.2067

Resumo

O manuscrito relata uma investigação sobre o ensino de Química Orgânica. Neste contexto foi realizado um estudo comparativo sobre qual recurso pedagógico seria mais efetivo para a aprendizagem significativa dos alunos. O estudo foi avaliado em quatro turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior de São Paulo. As turmas foram divididas em grupos nos quais uma teve inserida em suas aulas a experimentação, outra a simulação computacional, uma turma teve acesso a ambos os recursos e uma última turma teve suas aulas sem o uso de tais recursos. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos que seriam respondidos em momentos diferentes ao longo do ano letivo. A análise foi feita com base nos pressupostos teóricos da teoria da aprendizagem significativa desenvolvida por Ausubel. Os resultados indicam que a experimentação nesse caso não foi mais efetiva que as simulações. Sendo que a combinação de ambas foi mais efetiva para a aprendizagem dos conteúdos abordados em sala de aula. Percebeu-se que a estratégia do professor de resgatar os conteúdos trabalhados com os alunos nos novos conteúdos foi fundamental para que muitos conceitos químicos não fossem esquecidos pelos estudantes. Assim, pelo trabalho realizado podemos inferir que a revisão pelo professor associado a utilização da experimentação e simulação computacional podem ser ferramentas importantes na aprendizagem significativa dos conteúdos de química orgânica.

Palavras-chave: Atividade experimental; ensino de química; simulações computacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-10-07

Como Citar

SANTOS JUNIOR, J. B. dos; CAMARGO DE OLIVEIRA, L.; BOTERO, W. .; VON SIMONYI, B.; LEITE JUNIOR, L. C. Uma investigação sobre a efetividade da experimentação e da simulação para a aprendizagem significativa em Química Orgânica: An investigation on the effectiveness of experimentation and simulation for meaningful learning in organic chemistry . Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 3, p. 499–516, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.499-516.2067. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2067. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas