O mural virtual como recurso para aprendizagem colaborativa em tempos de aulas remotas no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.89-101.1870Palabras clave:
Ensino remoto, estratégias didáticas, ensino superiorResumen
Em tempos de pandemia de COVID-19, todos os níveis de ensino precisaram buscar as melhores estratégias para lidar com a continuidade da educação formal no contexto do isolamento social. Uma medida adotada pelas instituições foi o ensino remoto emergencial, uma solução temporária que envolve o uso de plataformas digitais. Este estudo relata e analisa a experiência de uma atividade elaborada a partir da perspectiva da aprendizagem colaborativa e realizada durante uma disciplina na Universidade Federal do ABC - UFABC. A experiência consistiu no uso de um mural digital para elaboração de uma estrutura que possibilitasse a apresentação dos trabalhos finais da disciplina e que pudesse engajar os alunos em um processo colaborativo de avaliação dos trabalhos dos demais colegas. Participaram quarenta alunos de diversos cursos da universidade. A atividade mostrou-se eficaz para o engajamento dos estudantes, que participaram ativamente na avaliação dos trabalhos, dado que é refletido no número e na qualidade dos comentários realizados na plataforma. A dinâmica favoreceu a integração social, reforçando a troca de conhecimentos e a interação imprescindíveis no contexto do ensino não presencial.
Palavras-chave: Ensino remoto; estratégias didáticas; ensino superior; mural digital; aprendizagem colaborativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.