Ciência para crianças
COVID-19 como temática para a alfabetização científica
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.55-72.1862Palabras clave:
Coronavírus, SARS-CoV-2, Ensino de Ciências, Alfabetização Infantil.Resumen
O texto objetiva apresentar uma proposta que busca auxiliar professores de Pedagogia e/ou de Ciências a introduzir modos de pensar e entender a temática da COVID-19 na ótica da Ciência, sobretudo por meio de atividades que permitem introduzir alguns conceitos de Química desde o Ensino Fundamental. A proposta didática se fundamenta na perspectiva da alfabetização científica e nos três momentos pedagógicos, organizada em uma sequência de atividades de ensino com metodologias que envolvem, por exemplo, aulas expositivo-dialogadas, atividades experimentais e lúdicas, leitura e interpretação. As atividades possibilitam problematizar o papel da Ciência no contexto da temática da COVID-19 e se apropriar de palavras e significados com origem na cultura da Ciência e da Química, com vistas a viabilizar o pensar e o agir de modo mais consciente e responsável, em especial, sobre as diferentes formas de higienização das mãos que ajudam no combate da transmissão e do contágio do vírus.
Palavras-chave: COVID-19; alfabetização científica; três momentos pedagógicos; ensino de Ciências.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.