Estratégias de ensino remoto durante a pandemia de COVID-19
um estudo de caso no 5º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.37-54.1851Palabras clave:
Ensino, pandemia, formação de professores, complexidade, educação.Resumen
No contexto da pandemia do Novo Coronavírus (2019-nCoV), o ensino remoto tomou proporções mundiais. Em meio a um cenário de incertezas e mudanças atípicas nos modos de vida das pessoas, a educação não escapou a essas adversidades. Um dos maiores desafios provocados pelo ensino remoto se traduz pela necessidade de repensar e modificar alguns paradigmas educacionais vigentes. O presente estudo explora, através da análise de um Portfólio, as estratégias de ensino remoto utilizadas numa turma de quinto ano do Ensino Fundamental, evidenciando aspectos do ensino, da avaliação e da formação remota. A análise fundamenta-se, de forma breve, em alguns pressupostos complexos e holísticos sobre saberes docentes e professor-reflexivo. Trata-se de uma pesquisa-ação cuja investigação se dá acerca da própria prática do professor-pesquisador e cuja análise permitiu constatar a importância da reflexão sobre a ação, em que o professor assume papel central na sua própria formação.
Palavras-chave: Ensino; pandemia; formação de professores; Educação.
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