Gestão de riscos de atividades ao ar livre durante a pandemia de COVID-19: um relato de experiência

Autores

  • Rodrigo Cavasini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Alice Pisani Annes
  • Jaqueline de Lima Kssesinski
  • Rafael Falcão Breyer

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.243-258.1836

Palavras-chave:

Esportes de aventura, turismo, saúde, educação, segurança.

Resumo

As atividades ao ar livre podem expor os praticantes a riscos, os quais não devem ser considerados unicamente impeditivos, entretanto, geram a demanda por processos estruturados de gestão, ainda mais relevantes com a presença da COVID-19. Este trabalho relata a experiência do desenvolvimento de um processo de gestão de riscos para atividades ao ar livre durante a pandemia de COVID-19. A experiência ocorreu em uma disciplina do Curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O processo de gestão de riscos buscou contextualizar a proposta de atividades ao ar livre, além de identificar, analisar, avaliar e tratar os riscos. Enfim, uma experiência que contribuiu para o aprimoramento da segurança dos participantes da disciplina e que pode ser útil a demais praticantes de atividades ao ar livre, em especial, durante a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Cavasini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduação em Educação Física; Especialização em Educação Ambiental e Metodologias do Ensino de Educação Ambiental; Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano. Professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Alice Pisani Annes

Graduanda de Biologia PUCRS

Jaqueline de Lima Kssesinski

Graduação em Biologia; Pós-Graduanda em Gestão de Resíduos Sólidos

Rafael Falcão Breyer

Graduação em Educação Física; Mestre em Ciências do Movimento Humano.

Downloads

Publicado

2020-08-28

Como Citar

CAVASINI, R.; PISANI ANNES, A.; DE LIMA KSSESINSKI, J.; FALCÃO BREYER, R. Gestão de riscos de atividades ao ar livre durante a pandemia de COVID-19: um relato de experiência. Revista Thema, Pelotas, v. 18, n. ESPECIAL, p. 243–258, 2020. DOI: 10.15536/thema.V18.Especial.2020.243-258.1836. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1836. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde