A desigualdade isoperimétrica
aspectos históricos e um esboço de sua demonstração para alunos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.563-578.1745Palabras clave:
Área, circunferência, comprimento, desigualdade isoperimétrica, polígonos regulares.Resumen
Este artigo apresenta um recorte de uma dissertação do curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – Profmat, que exibiu uma introdução histórica da desigualdade isoperimétrica e uma abordagem dela para o Ensino Médio. Os objetivos foram mostrar aos alunos como tal desigualdade pode ser facilmente verificada utilizando figuras geométricas bem conhecidas por eles, e como essas figuras podem ser usadas para obter um esboço da demonstração desta desigualdade. Adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica. Como resultado, constatou-se que é possível propor aos alunos do Ensino Médio um estudo de matemática por meio da investigação da resolução de problemas práticos, mesmo que a solução rigorosa deles esteja no contexto de matemática avançada.
Palavras-chave: Área; circunferência; comprimento; desigualdade isoperimétrica; polígonos regulares.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.