Conectivismo Pedagógico: novas formas de ensinar e aprender no século XXI

Autores/as

  • Diego Teixeira Witt Instituto Federal Catarinense
  • Sandra Cristina Martini Rostirola Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.1012-1025.1583

Palabras clave:

Conectivismo, paradigma educacional emergente, redes de aprendizagem.

Resumen

O Conectivismo, enquanto Teoria da Aprendizagem de George Siemens, busca que cada indivíduo, em conexão com o mundo construa e produza conhecimento interativo através do conceito de Rede. A Rede, na concepção de Siemens é o espaço físico ou não, em que ocorrem as múltiplas conexões em que cada indivíduo é um “nó”, um link para um novo conhecimento, uma nova atitude. A contribuição teórica de Siemens tem grande valor na integração de ideias sócio-interacionistas com vieses na cultura planetária, a qual define os novos padrões da sociedade chamada Aldeia Global. Cabe ressaltar que essa concepção teórica, muito embora se fundamente no tecnológico, também não pensa no indivíduo como um ser a ser moldado, mas como um sujeito historicamente situado. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem bibliográfica que aborda princípios da Teoria Conectivista e sua base conceitual, além de referenciais que explicitem os novos paradigmas para a educação no século XXI. Esta abordagem se justifica pelo número reduzido de obras acadêmicas (Teses e Dissertações) sobre o Conectivismo até o momento, e, por pesquisa, que realizando um estudo do conhecimento teórico de docentes da Educação Básica sobre o Conectivismo, constatou que uma parcela considerável desconhecia o conceito de Conectivismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-01-14

Cómo citar

TEIXEIRA WITT, D.; CRISTINA MARTINI ROSTIROLA, S. Conectivismo Pedagógico: novas formas de ensinar e aprender no século XXI. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 4, p. 1012–1025, 2020. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.1012-1025.1583. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1583. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas