Energia no dia a dia
análise de uma sequência didática ministrada no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.658-674.1579Palabras clave:
Relato de Experiência, Ensino de Química, Metodologias inovadoras.Resumen
Este relato versa sobre a experiência da aplicação e análise de uma sequência didática, para o ensino médio, em uma escola estadual do interior do estado de São Paulo. Tendo como temática a “Energia no dia a dia”, a sequência foi desenvolvida com o objetivo de relacionar o conceito de Energia das transformações químicas e físicas a situações cotidianas. A sequência didática foi planejada com base na BNCC e estruturada em três momentos. No momento I, levamos os alunos a buscarem relações entre Energia e cotidiano por meio do diálogo e da análise de embalagens de alimentos. No momento II, os alunos foram convidados a investigar como a Energia transforma a matéria por meio de uma atividade de investigação e manipulação de modelos. E, no momento III, os alunos puderam experimentar as reações químicas a partir de uma atividade experimental e a resolução de problemas do tipo lápis e papel. Os dados coletados a partir das atividades realizadas pelos alunos e de anotações em diários de bordo dos professores, mostraram que esta sequência didática tem a potencialidade de promover o protagonismo dos alunos e a aprendizagem de conceitos de química, além de estar diretamente ligada a unidade temática Matéria e Energia, proposta pela BNCC.
Palavras-chave: Relato de experiência; ensino de Química; sequência didática.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.