Energia no dia a dia

análise de uma sequência didática ministrada no Ensino Médio

Autores/as

  • Leticia do Prado Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências câmpus de Bauru.
  • Fabio Daniel Tavares Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Câmpus de Bauru.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.658-674.1579

Palabras clave:

Relato de Experiência, Ensino de Química, Metodologias inovadoras.

Resumen

Este relato versa sobre a experiência da aplicação e análise de uma sequência didática, para o ensino médio, em uma escola estadual do interior do estado de São Paulo. Tendo como temática a “Energia no dia a dia”, a sequência foi desenvolvida com o objetivo de relacionar o conceito de Energia das transformações químicas e físicas a situações cotidianas. A sequência didática foi planejada com base na BNCC e estruturada em três momentos. No momento I, levamos os alunos a buscarem relações entre Energia e cotidiano por meio do diálogo e da análise de embalagens de alimentos. No momento II, os alunos foram convidados a investigar como a Energia transforma a matéria por meio de uma atividade de investigação e manipulação de modelos. E, no momento III, os alunos puderam experimentar as reações químicas a partir de uma atividade experimental e a resolução de problemas do tipo lápis e papel. Os dados coletados a partir das atividades realizadas pelos alunos e de anotações em diários de bordo dos professores, mostraram que esta sequência didática tem a potencialidade de promover o protagonismo dos alunos e a aprendizagem de conceitos de química, além de estar diretamente ligada a unidade temática Matéria e Energia, proposta pela BNCC.

Palavras-chave: Relato de experiência; ensino de Química; sequência didática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leticia do Prado, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências câmpus de Bauru.

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação para Ciência.

Fabio Daniel Tavares, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Câmpus de Bauru.

Licenciando em Química

Publicado

2020-09-30

Cómo citar

DO PRADO, L.; TAVARES, F. D. Energia no dia a dia: análise de uma sequência didática ministrada no Ensino Médio. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 3, p. 658–674, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.658-674.1579. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1579. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas