Poluição atmosférica

percepção da população de Pelotas\RS – Brasil sobre o tema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.201-209.1532

Palavras-chave:

Poluição atmosférica, meio ambiente, qualidade do ar.

Resumo

A poluição atmosférica tem sido evidenciada de maneira mais impactante na sociedade e isso tem causado desconforto social, ambiental e econômico provocando prejuízos para a saúde, ao bem- estar e ao meio ambiente. Na busca por compreender a comunidade pelotense sobre o tema, foi realizada uma pesquisa subjetiva sobre a percepção, onde demonstrou-se que comunidade compreende a importância do assunto, assim sugerindo soluções para problemas citados.

Palavras-chave: Degradação ambiental; meio ambiente; qualidade do ar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Francisco Denzer Krüger, Universidade Federal de Pelotas

A poluição atmosférica tem sido evidenciada de maneira mais impactante na sociedade e isso tem causado desconforto social, ambiental e econômico provocando prejuizosa saúde, ao bem-estar e ao meio ambiente. Na busca por compreender a comunidade pelotense sobre o tema, foi realizada uma pesquisa subjetiva sobre a percepção, onde demonstrou-se que comunidade compreende a importância do assunto, assim sugerindo soluções para problemas citados.

Renata Abreu Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL )

Atualmente acadêmica de Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Durante minha graduação realizei estágio no Laboratório de Fertilidade do Solo e Nutrição Vegetal na EMBRAPA- Clima Temperado e realizei estágio obrigatório no Laboratório de Germinação de Sementes e Substratos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Cícero Coelho de Escobar, Universidade Federal de Pelotas(UFPEL)

Formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2010). Mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no qual desenvolveu síntese e caracterização de catalisadores (metais, Cu-Co-Al co-precipitados) para a produção de hidrogênio a partir do metano. Concluiu doutorado em Engenharia Química na mesma universidade, desenvolvendo projetos de pesquisa em síntese e caracterizações de materiais fotocatalisadores dotados com impressão molecular (método sol-gel e polimerização orgânica) para degradação seletiva de contaminantes (corantes e fármacos). Participou do Programa de Doutorado Sanduíche (CAPES como instituição de fomento) na Universidade de Lund (Suécia). Pós-doutor pela UFRGS (bolsista CNPq), onde desenvolveu projeto de pesquisa sobre oxidação fotocatalítica do glicerol para obtenção de produtos com valor agregado. Pós-doutor (bolsista PNPD CAPES) no programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é Professor Adjunto do Centro de Engenharias, UFPel.

Érico Kunde Correa, Universidade Federal de Pelotas(UFPEL)

Professor Associado do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Pelotas. Professor do PPG em Ciências Ambientais do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas e do PPG em Ciência e Tecnologia Agroindustrial da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da UFPel. Coordenador do Laboratório de Resíduos e Ecotoxicologia (CEng - UFPel). Atua como revisor diversos periódicos científicos nacionais e internacionais. Atua no desenvolvimento de produtos e processos para valorização de resíduos. Coordenador do Grupo de Gestão de Resíduos Sólidos

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

KRÜGER, M. F. D.; RODRIGUES, R. A.; DE ESCOBAR, C. C.; CORREA, Érico K. Poluição atmosférica: percepção da população de Pelotas\RS – Brasil sobre o tema. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 2, p. 201–209, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.201-209.1532. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1532. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias