Variação da concentração de vitamina C em sucos de laranja armazenados com diferentes condições de luminosidade e temperatura
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.95-106.1459Palabras clave:
Degradação, ácido ascórbico, ensinoResumen
O suco de laranja é um alimento complexo, formado por vários componentes orgânicos voláteis e instáveis, açúcares, ácidos, sais minerais, pigmentos e vitaminas. Seu consumo é motivado pela presença de Vitamina C que tem participação em inúmeras reações no organismo humano. Os humanos não sintetizam a vitamina C e dependem da sua ingestão na sua dieta alimentar, o suco de laranja representa uma das importantes fontes da vitamina. A vitamina C conhecida cientificamente por ácido ascórbico, inicia um processo de degradação logo que se produz o suco da fruta, e os principais fatores que influenciam na degradação da vitamina C nos sucos de fruta são o tipo de processamento, as condições de estocagem, o tipo de embalagem, a presença de oxigênio, de luz e enzimas. Os fatores de degradação da vitamina C em sucos de frutas, são constantemente estudados pela indústria, já que os consumidores também estão em constante busca por hábitos alimentares saudáveis. Diante disso, o projeto propõe um experimento investigativo capaz de observar a influência de alguns fatores que o consumidor tem a possibilidade de controlar, e sugerir que este experimento investigativo seja desenvolvido na íntegra, parcialmente ou correlatamente por professores no ensino de Química.
Palavras-chave: Degradação; ácido ascórbico; ensino.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.