Variação da concentração de vitamina C em sucos de laranja armazenados com diferentes condições de luminosidade e temperatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.95-106.1459

Palabras clave:

Degradação, ácido ascórbico, ensino

Resumen

O suco de laranja é um alimento complexo, formado por vários componentes orgânicos voláteis e instáveis, açúcares, ácidos, sais minerais, pigmentos e vitaminas. Seu consumo é motivado pela presença de Vitamina C que tem participação em inúmeras reações no organismo humano. Os humanos não sintetizam a vitamina C e dependem da sua ingestão na sua dieta alimentar, o suco de laranja representa uma das importantes fontes da vitamina. A vitamina C conhecida cientificamente por ácido ascórbico, inicia um processo de degradação logo que se produz o suco da fruta, e os principais fatores que influenciam na degradação da vitamina C nos sucos de fruta são o tipo de processamento, as condições de estocagem, o tipo de embalagem, a presença de oxigênio, de luz e enzimas. Os fatores de degradação da vitamina C em sucos de frutas, são constantemente estudados pela indústria, já que os consumidores também estão em constante busca por hábitos alimentares saudáveis. Diante disso, o projeto propõe um experimento investigativo capaz de observar a influência de alguns fatores que o consumidor tem a possibilidade de controlar, e sugerir que este experimento investigativo seja desenvolvido na íntegra, parcialmente ou correlatamente por professores no ensino de Química.

Palavras-chave: Degradação; ácido ascórbico; ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jean Karlo Acosta Mendonça, Instituto Federal Farroupilha

Professor de Química Analítica

Tanise Cesar Fontana, Instituto Federal Farroupilha

Estudande de Licenciatura em Química

Publicado

2021-04-01

Cómo citar

ACOSTA MENDONÇA, J. K.; CESAR FONTANA, T. Variação da concentração de vitamina C em sucos de laranja armazenados com diferentes condições de luminosidade e temperatura. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 1, p. 95–106, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.95-106.1459. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1459. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra