A Influência da Família no Processo de Alfabetização

Autores/as

  • Janete Dillmann de Paula IFSUL- Charqueadas

Palabras clave:

Família, Educação, Alfabetização.

Resumen

As dificuldades de aprendizagem, muitas vezes, estão relacionadas a algum transtorno de aprendizagem que pode ser definido como um impedimento psicológico ou neurológico para desempenhar a linguagem oral, escrita ou até mesmo para condutas em gerais. A família assume um papel indispensável em relação à formação do caráter da criança, pois é através dela que a criança é inserida na sociedade e, ao mesmo tempo, é a família a responsável por modelar e programar o comportamento e a identidade da criança. Neste trabalho objetivo investigar a influência da família no processo de alfabetização. Para tanto, o trabalho desenvolveu-se por meio de pesquisa qualitativa a partir da investigação de casos e estudo bibliográfico. A partir das entrevistas e observações realizadas com os alunos e suas famílias, utilizo o método descritivo e de pesquisas bibliográficas para buscar respostas aos questionamentos lançados anteriormente. Concluiu-se através da pesquisas com as famílias que muitas estão de certa forma acomodadas, têm transferido a função de educar exclusivamente para a escola, ausentando-se inclusive do seu papel na educação formal dos filhos.

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Biografía del autor/a

Janete Dillmann de Paula, IFSUL- Charqueadas

Professor de História no IFSUL - Campus Charqueadas.

Mestre em História pela UFRGS. Doutorando em História na mesma Instituição.

 

Publicado

2012-11-09

Cómo citar

DE PAULA, J. D. A Influência da Família no Processo de Alfabetização. Revista Thema, Pelotas, v. 9, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/139. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas