Acompanhante do paciente com câncer no espaço hospitalar: sentidos atribuídos a sua função
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.318-335.1366Palabras clave:
Oncologia, cuidadores, hospitalização, assistência ao paciente.Resumen
Este estudo objetiva compreender como a função acompanhante do paciente oncológico se constitui e quais as interferências desta no tratamento. A pesquisa foi realizada com 45 sujeitos (15 profissionais, 15 pacientes e 15 acompanhantes de pacientes) de um hospital do interior do Rio Grande do Sul. Os resultados conferem ao acompanhante do paciente as seguintes atribuições: responsabilização pelo suprimento das necessidades básicas do paciente; apoio nas demandas físicas, emocionais, sociais; intermediação das relações entre equipe de saúde e paciente e corresponsabilização pela execução do plano terapêutico definido para o tratamento. Tais representações não foram unânimes, mas evidenciaram que a falta de um sujeito que desempenhe esta função produz no paciente o sentido de desamparo, constituindo limitações ao tratamento. Muitos entrevistados demonstraram desconhecimento da função acompanhante e constatou-se inexistência de protocolo hospitalar que descrevesse a ocupação. A carência foi justificada pela falta de embasamento legal sustentador da temática, apontando assim, a necessidade dessa função ser debatida e integrada à Política Nacional Oncológica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.