Educadores ambientais

os desafios e as possibilidades da formação continuada para atuar na Educação Básica

Autores/as

  • Denirio Itamar Lopes Marques IFRS
  • Silvia Regina Grando IFRS - Campus Viamão
  • Kellen Oliveira de Freitas IFRS - Campus Viamão
  • Diovana Daugs Fortes IFRS - Campus Viamão

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.605-618.1320

Palabras clave:

Educação ambiental, metodologias no ensino de ciências, ensino-aprendizagem.

Resumen

Este relato de experiência descreve as atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Construindo (com)Ciência para a Educação Básica”, no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Viamão. O principal objetivo do projeto era oportunizar a formação continuada de professores do Ensino Básico do município de Viamão, contribuindo na promoção de ações de educação ambiental (EA). A escolha das atividades e das oficinas foram elaboradas a partir de um diagnóstico inicial das necessidades da formação continuada e do desejo, por parte dos professores, de um fórum permanente de discussão sobre EA. As atividades de formação possibilitaram aos professores “educadores ambientais” elaborar instrumentos em que, por meio de ações de EA, se fazem presentes os conteúdos dos diferentes componentes curriculares. Ainda que o êxito na formação continuada possa ser identificado pelo relato dos educadores e de suas práticas, percebe-se a necessidade de um olhar diferenciado das equipes de gestão nas Instituições Públicas, para propiciar maior participação e promover condições dos educadores de realizar formação em serviço, conforme preconiza a legislação.

Palavras-chave: Educação ambiental; metodologias no ensino de Ciências; percepções ambientais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denirio Itamar Lopes Marques, IFRS

Professor Doutor dos Cursos do eixo ambiental do IFRS - Campus Viamão

Silvia Regina Grando, IFRS - Campus Viamão

Professora Doutora da eixo ambiental do IFRS Campus Viamão

Kellen Oliveira de Freitas, IFRS - Campus Viamão

Acadêmica do CST em gestão ambiental e bolsista de extensão.

Diovana Daugs Fortes, IFRS - Campus Viamão

Acadêmica do CST em gestão ambiental e bolsista de pesquisa.

Publicado

2020-09-30

Cómo citar

MARQUES, D. I. L.; GRANDO, S. R.; DE FREITAS, K. O.; FORTES, D. D. Educadores ambientais: os desafios e as possibilidades da formação continuada para atuar na Educação Básica. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 3, p. 605–618, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.605-618.1320. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1320. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas