Educadores ambientais
os desafios e as possibilidades da formação continuada para atuar na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.605-618.1320Palabras clave:
Educação ambiental, metodologias no ensino de ciências, ensino-aprendizagem.Resumen
Este relato de experiência descreve as atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Construindo (com)Ciência para a Educação Básica”, no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Viamão. O principal objetivo do projeto era oportunizar a formação continuada de professores do Ensino Básico do município de Viamão, contribuindo na promoção de ações de educação ambiental (EA). A escolha das atividades e das oficinas foram elaboradas a partir de um diagnóstico inicial das necessidades da formação continuada e do desejo, por parte dos professores, de um fórum permanente de discussão sobre EA. As atividades de formação possibilitaram aos professores “educadores ambientais” elaborar instrumentos em que, por meio de ações de EA, se fazem presentes os conteúdos dos diferentes componentes curriculares. Ainda que o êxito na formação continuada possa ser identificado pelo relato dos educadores e de suas práticas, percebe-se a necessidade de um olhar diferenciado das equipes de gestão nas Instituições Públicas, para propiciar maior participação e promover condições dos educadores de realizar formação em serviço, conforme preconiza a legislação.
Palavras-chave: Educação ambiental; metodologias no ensino de Ciências; percepções ambientais.
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