Software Modellus e Modelagem Matemática: um estudo sobre a aprendizagem de função quadrática

Autores/as

  • Silvana Costa Silva Instituto Federal da Bahia - IFBA, Câmpus Vitória da Conquista.
  • Flaviana dos Santos Silva Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.795-809.1232

Palabras clave:

Software Modellus, tecnologias digitais, modelagem matemática, função quadrática.

Resumen

Neste artigo objetiva-se analisar as possibilidades existentes no software Modellus no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática no tocante a aprendizagem da Função Quadrática. Os dados resultaram da prática da Modelagem Matemática, em consonância com o uso do computador, internet e software Modellus, desenvolvida com 30 alunos do 1º ano do Ensino Técnico integrado ao Médio, de uma escola da Rede Federal de ensino situada no interior da Bahia, e foram obtidos pelos materiais produzidos pelos alunos, audiogravações e dois roteiros de atividades. No processo, os alunos formularam e analisaram seus próprios modelos matemáticos. A análise dos resultados evidenciou que a utilização do software Modellus permitiu aos alunos a visualização da simulação dos modelos, a interpretação e verificação dos resultados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvana Costa Silva, Instituto Federal da Bahia - IFBA, Câmpus Vitória da Conquista.

Mestra em Educação Matemática - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Flaviana dos Santos Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação - Currículo. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PPGEM/UESC.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia  - UFRB. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PPGEM/UESC.

Publicado

2020-01-14

Cómo citar

SILVA, S. C.; SILVA, F. dos S.; MADRUGA, Z. E. de F. Software Modellus e Modelagem Matemática: um estudo sobre a aprendizagem de função quadrática. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 4, p. 795–809, 2020. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.795-809.1232. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1232. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra