Jogos escolares e Educação Física Escolar: investigando esta (des)articulação

Autores

  • Derli Juliano Neuenfeldt Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Jaqueline Luiza Klein Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.151-171.1207

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, jogos escolares, esporte, escola.

Resumo

O esporte, atualmente, é conteúdo prioritário na Educação Física Escolar. Entretanto, critica-se a reprodução do esporte de rendimento nesse componente curricular, sendo que dever-se-ia ensinar um esporte com fins pedagógicos e características escolares. Nesse contexto, situam-se os Jogos Escolares. Essa pesquisa objetiva analisar a relação dos Jogos Escolares com a Educação Física Escolar. Para isto, entrevistou-se cinco professores da Rede Municipal de uma cidade do Vale do Taquari/RS/BR, que lecionam nos Anos Finais do Ensino Fundamental e que participam dos Jogos Escolares. Constatou-se que os Jogos Escolares influenciam na Educação Física Escolar, pois conteúdos, planejamento anual e método de seleção dos participantes ocorrem de acordo com a proposta dos Jogos. Apesar de os Jogos serem pautados no esporte de rendimento, há princípios educacionais visualizados pelos professores, tais como a cooperação, a coeducação, o respeito e a socialização. Todavia, os professores perceberam também atritos e situações que contradizem estes princípios; e a partir disto, pôde-se refletir sobre a possibilidade de mudanças e outros modelos de Jogos a fim de alcançar os princípios pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Dr. em Ciências: Ambiente e Ambiente. Prof. e coordenador do Curso de Educação Física da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Jaqueline Luiza Klein, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari - Univates

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

NEUENFELDT, D. J.; KLEIN, J. L. Jogos escolares e Educação Física Escolar: investigando esta (des)articulação. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 1, p. 151–171, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.151-171.1207. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1207. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)